Escadarias históricas do centro de Vitória serão reformadas

0

Quatro escadarias do Centro que fazem parte da história dos capixabas serão restauradas ainda este ano: São Diogo, Acyr Guimarães, Djanira Lima e Doutor Carlos Messina.

O vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, visitou nesta semana o Centro Histórico para verificar o atual estado de preservação das escadarias. Também estiveram presentes o subsecretário de Execução de Obras, Roberto Valentim, e a subsecretária de Estudos e Projetos, Moema Calazans.

A primeira escadaria visitada foi a Djanira Lima. Ela faz a ligação entre a avenida Jerônimo Monteiro e a rua Wilson Freitas, sendo decorada com balaustrada de concreto (fileira de balaústres para formar um parapeito) e postes em ferro.

Em seguida, a equipe visitou a escadaria Acyr Guimarães, que dá acesso à rua Antônio Aguirre. A terceira parada foi na escadaria São Diogo, construída em 1942, no local onde existia o antigo Forte São Diogo. Ela faz a ligação entre a praça Costa Pereira e a Cidade Alta, passando pela Catedral Metropolitana de Vitória.

A última análise foi realizada na escadaria Doutor Carlos Messina, que liga a Cidade Alta ao Parque Moscoso. Ela possui jardim central e seu parapeito e corrimão são desenhos geométricos.

Resgate da história

“Preservar o passado é construir o futuro. Essas ações são uma oportunidade única para compreender nossa própria história e conservar nossa identidade”, disse Sérgio Sá.

Parceria

A ação será possível a partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Vitória e o Governo Federal, via Finisa, que vai destinar cerca de R$ 700 mil para as obras de restauração das quatro escadarias históricas do Centro de Vitória.

A empresa responsável pelas obras será contratada por meio de licitação e deverá realizar, entre as principais atribuições, pinturas, trocas de piso e instalação de novas luminárias. Os projetos de reforma foram elaborados pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec).

As escadarias fazem parte do conjunto arquitetônico histórico de Vitória e chamam a atenção de turistas e capixabas pelas beleza e cultura que elas carregam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui