Prainha em polo da economia criativa em Vila Velha

0

Quem passa pelo Espírito Santo ou pensa em visitar o Estado inevitavelmente tem em mente as belezas naturais e os atrativos culturais de Vila Velha. O município recebe centenas de milhares de turistas anualmente, sobretudo no Sítio Histórico da Prainha, durante a Festa da Penha.

Para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade, a Prefeitura dá os primeiros passos para transformar a histórica região em um polo de economia criativa. A PMVV apresentou, nesta quarta-feira (20), na sede administrativa, em Coqueiral de Itaparica, o plano de ações para o desenvolvimento do modelo no Sítio Histórico da Prainha. O projeto prevê a implementação de uma série de ações públicas e também o apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo na região.

“Vila Velha tem um imenso potencial econômico e turístico que precisa ser explorado de forma correta. O Sítio Histórico da Prainha é um dos centros urbanos mais antigos do Brasil e isso é um patrimônio inestimável”, declarou o coordenador do setor de Economia Criativa da Prefeitura de Vila Velha (vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Eliomar Mazoco, que apresentou o projeto.

“Vamos formar uma comissão de trabalho para desenvolvermos esse projeto em diálogo com os moradores da região e também os empreendedores. Há um envolvimento cultural muito forte quando tratamos do Sítio Histórico da Prainha”, ressaltou o secretário municipal de Governo e de Coordenação Institucional, Saturnino de Freitas Mauro.

“Ter conhecimento desse projeto é importante. Acredito que as ações vão gerar bons resultados para o município”, afirmou a diretora-presidente da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), Cristal Carvalho Furtado de Mello.

Confira a matriz de ações para o Sítio Histórico da Prainha

Economia criativa

A economia criativa envolve atividades nas quais o capital intelectual e a criatividade são a matéria-prima para a produção e distribuição de serviços e bens. Nesse modelo o conhecimento, a cultura, geram uma cadeia produtiva e produzem a riqueza com a geração de postos de trabalho e a distribuição de renda.

Participantes

Também participaram da reunião de apresentação do plano de ação de economia criativa e de turismo voltado para o Sítio Histórico da Prainha os secretários municipais de Governo e Coordenação Institucional, Saturnino de Freitas Mauro; de Desenvolvimento Econômico, Idalécio Carone Filho; de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva; de Obras, Luiz Otávio Machado de Carvalho; de Meio Ambiente, José Vicente de Sá Pimentel; as subsecretárias de Turismo, Neymara Carvalho, e de Administração (interina), Márcia Abrahão; o diretor-institucional da Assevila, Hélcio Resende, e o conselheiro da associação, Dória Porto; e o consultor de negócios, Willian Galvão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui