Serra é responsável por 1/3 dos empregos abertos no Estado

0

Um terço de todos os empregos abertos em todo o Espírito Santo no mês de setembro está no município da Serra. No mês passado, a Serra teve saldo de 1.186 novos empregos formais, o que representa cerca de 1/3 das vagas abertas no Estado, que foi de 3.341.

Os dados são do levantamento Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O levantamento mostrou que, no período, foram admitidas, na cidade, 4.877 pessoas, enquanto outras 3.691 trabalhadores foram demitidos. Ou seja, o saldo é de 1.186 novos postos de trabalho formais.

Considerando todo o Estado, foram admitidas 26.297 pessoas e demitidas, 22.956 trabalhadores. O saldo é de 3.341. Os principais setores que ajudaram a alavancar os números foram serviços e comércio.

Já no Brasil, em setembro, foram criadas 137.336 mil vagas com carteira assinada, o melhor resultado para o mês desde 2013.

No ano

No acumulado de janeiro a setembro, a Serra também segue liderando na geração de empregos entre os demais municípios capixabas. Foram admitidas 43.655 pessoas e o saldo ficou em 4.381.

Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter)
Boa parte dessas vagas são captadas e oferecidas pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), por meio do Sine. De janeiro a setembro deste ano, foram captadas 3.646 vagas junto às empresas, que contam com encaminhamento de profissionais capacitados e preparados para assumir a função.

São oferecidas vagas em cursos de qualificação em diferentes áreas, de acordo com a demanda dos contratantes e interesse dos trabalhadores. Além disso, os profissionais recebem Orientação Profissional, com dicas importantes para o processo seletivo, o que ajuda a garantir um bom desempenho em entrevistas e dinâmicas em grupo e, efetivamente, a contratação.

Outro importante projeto para aumentar a inserção de moradores da Serra no mercado de trabalho é o Sine Móvel, que leva as vagas de emprego para bem perto do trabalhador, estacionando uma vez por semana em um bairro diferente.

Comodidade e facilidade também são características da Central do Empregador, espaço próprio criado no Sine adaptado para atender às necessidades dos recrutadores, pois permite, por exemplo, que sejam feitas entrevistas individuais e dinâmicas de grupo com os candidatos em ambientes reservados.

“Somos o maior e mais populoso município do Estado, consequentemente nossos desafios, em épocas de recessão econômica, são grandes, mas empenhamos esforços conjuntos para a geração de emprego e renda. O cenário começa a mudar e a Serra, com suas estratégias diferenciadas, sai à frente no cenário capixaba”, disse o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui