Viradão Vitória terá 26 horas de cultura no centro histórico da capital

0

Com a proposta de fomentar a diversidade cultural produzida em Vitória e ampliar o diálogo com a cena musical contemporânea, o Viradão Vitória chega à 4ª edição, nos dias 28 e 29 de setembro, das 18 horas de sábado às 20 horas de domingo, no Centro Histórico, dentro das comemorações de 468 anos da capital.

Com 26 horas de duração, o evento tem na programação mais de 50 atrações, que passeiam por diversos estilos musicais: do rap ao samba, do rock à MPB, do congo à música instrumental, além do teatro, da dança, da literatura e da participação dos coletivos e produtores culturais do Centro.

Artistas convidados

Seguindo e ampliando a proposta das edições anteriores, o Viradão Vitória abre espaço para atrações convidadas, fortalecendo o intercâmbio entre a capital e a nova cena cultural do Brasil. 

Baiana System

O grupo Baiana System vem conquistando fãs por onde passa. Com dez anos de carreira e três álbuns lançados, a banda apresenta uma mistura sonora potente entre eletrônica e ritmos que atravessam a Bahia e a África, com letras de forte teor social, que encantaram nomes do porte do conterrâneo Caetano Veloso.

Dead Fish

Com 28 anos de estrada, o Dead Fish é um dos nomes mais importantes do hardcore nacional. Surgido em 1991, na cidade de Vitória, a banda lançou recentemente o álbum “Ponto Cego”, elogiado trabalho autoral do trio, que imprime novo fôlego à cena rock brasileira.

Duda Beat 

Com uma mistura de sintetizadores, ritmos regionais e letras que abordam – com humor e ironia – dores de amor, Duda Beat é um dos destaques da música pop brasileira. O lançamento, em 2018, de “Sinto Muito”, seu álbum de estreia, entrou nas listas de melhores do ano de vários veículos. Desde então, estabeleceu parcerias nos palcos e no estúdio, com nomes que vão de Jaloo a Ivete Sangalo, além de integrar o line up dos maiores festivais de música do país.

Liniker e os Caramelows

A cantora paulista, junto com a banda Os Caramelows, viralizou na internet com o EP Cru, em 2015. Desde então, lançou dois álbuns, sendo um dos grandes destaques da música brasileira contemporânea. O som do grupo passeia pela música negra, calcado nas matrizes do funk, do soul e do R&B norte-americanos, além das baladas e da MPB.

Trio Virgulino

Com mais de 30 anos de carreira, o Trio Virgulino é um dos nomes mais representativos do forró pé de serra. Em três décadas, o trio levou um dos gêneros mais conhecidos do Brasil para vários cantos do mundo. Com parcerias com grandes nomes da MPB, como Alceu Valença e Zélia Duncan, os músicos prometem uma apresentação para dançar junto ao som da zabumba, do triângulo e da sanfona.

Edital e artistas selecionados

A programação do Viradão Vitória será composta por meio de edital público, que disponibilizou 49 vagas para a seleção das atrações. O objetivo é tornar mais transparente e democrática a escolha e participação dos agentes da cultura.

Estão sendo selecionados artistas e produtores culturais de diferentes linguagens: música, teatro, performance, dança, literatura, vídeo mapping, entre outras.

Bandas novas

Pelo segundo ano acontece o Festival de Bandas Novas. Os artistas estão sendo selecionados por meio de edital público. Poderiam se inscrever bandas, conjuntos ou grupos com até dois anos de carreira, com repertório autoral ou não, de qualquer estilo musical.

Minifestivais de Forró & Hardcore

Entre as novidades desta edição do Viradão Vitória, dois minifestivais contemplam dois gêneros musicais de grande representatividade no Espírito Santo: o forró e o hardcore.

A programação apresenta três artistas para cada festival, que estão sendo selecionados por edital, além de uma banda nacional de cada um dos gêneros para fechar a programação. A banda Dead Fish encerra a programação de hardcore e o Trio Virgulino fecha as apresentações de forró.

Dia V

O Dia D foi um dos festivais de maior sucesso da história da cena cultural capixaba. Em 2019, a primeira edição do evento comemora 20 anos. Em homenagem à data, o Viradão Vitória realizará o Dia V, espetáculo que irá reunir os grandes nomes da música produzida no Espírito Santo, em um espetáculo que promete misturar nostalgia e emoção no palco do Viradão.

Espaços públicos abertos

Boa parte das apresentações acontecerá em espaços públicos abertos, como o Parque Moscoso, rua Sete, rua Gama Rosa, rua Barão de Monjardim, as praças Oito e Ubaldo Ramalhete, além da escadaria do Rosário e da avenida Jerônimo Monteiro.

Espaços culturais edificados

Os espaços públicos culturais do Centro também receberão parte da programação do Viradão Vitória. São eles: Casa Porto das Artes Plásticas, Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, Galeria Homero Massena, Museu de Arte do Espírito Santo (Maes).

Amacentro

A Associação de Moradores do Centro de Vitória – AMACENTRO é uma parceira do Viradão Vitória, mediando as demandas e necessidades da comunidade, como a relação com os comerciantes, agentes culturais e moradores e apontando questões técnicas e logísticas para realização do evento.

Festival de Cinema de Vitória

Um dos festivais de cinema mais importantes do País, o Festival de Cinema de Vitória completa 26 anos em 2019 e parte da sua programação integra o Viradão Vitória. Além da programação cinematográfica, o lounge do evento receberá uma série de atividades, com destaque para a cantora grega Katerina Polemi e o ator e cantor Zéu Britto.

Coletivos e produtores do Centro

Comprovando o potencial do Centro Histórico para a produção cultural, o Viradão Vitória conta com a parceria de agentes culturais, produtores, coletivos, grupos e outros, que estão instalados na região.

Gastronomia

O público que comparecer ao Viradão Vitória contará com uma variedade gastronômica. Além do Festival de Food Trucks, com cardápio diversificado, vários grupos de vendedores ambulantes uniformizados estarão espalhados por todo o evento.

Trânsito, táxis e ônibus

O Viradão Vitória fará com que haja interdição total de vias de Vitória entre os dias 27 e 30 de setembro. Haverá também um esquema especial para táxis e ônibus.

Segurança

Nos locais de interdição no Centro de Vitória, agentes de trânsito da Guarda Municipal estarão dispostos em diferentes pontos para orientar o fluxo de veículos e informar aos motoristas as rotas alternativas. A Guarda Civil Municipal de Vitória também escalou agentes de proteção comunitária para atuar no Centro da Capital.

Limpeza pública

A varrição diurna e noturna da cidade será mantida. Durante todo o evento, haverá limpeza contínua nos locais públicos destinados às apresentações, além das lixeiras extras que serão instaladas.

Banheiros

O público vai contar com 160 banheiros químicos, espalhados por todo o trajeto do evento. Parte deles com acessibilidade para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida.

Cadastro de moradores

Os moradores que residem no Centro de Vitória, no perímetro em que acontecerão as interdições de trânsito, terão direito a ‘Trânsito Livre’ para circular na região.

O cadastro será feito na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, em setembro, com data a definir. Os moradores devem levar um documento com foto, documentos do veículo e comprovante de residência.

Papo da Cidade

A equipe do Papo da Cidade também irá realizar uma série de visitas para apresentar o evento Viradão Vitória para os moradores da região e explicar todo o funcionamento e logística do projeto, além das informações sobre o cadastro para o trânsito livre. A previsão para a realização dessa ação é o início do mês de setembro.

Foto: Leonardo Silveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui