Bicicleta compartilhada é opção de mobilidade em época de pandemia

0

O sistema de bicicletas compartilhadas de Vila Velha, o Bike VV, está sendo mantido com unidades reduzidas para atender apenas profissionais que necessitam ir ao trabalho, como aqueles da área de saúde e suporte à logística, sendo uma alternativa para evitar transporte coletivo. Todas as bikes, inclusive, estão sendo higienizadas cinco vezes ao dia. Mas é indicado que os usuários também sigam rigorosamente as regras de proteção individual.

Mesmo com a limpeza recorrente, o cidadão deve leve consigo álcool e papel descartável para limpar guidom e selim, também higienizar as mãos todas as vezes que for usar, evitar levar as mãos ao rosto durante o percurso e usar máscara, segundo orienta a Secretaria Municipal de Saúde.

As unidades que permanecem em utilização para atende ao trabalhador estão sendo submetidas, além à rotina de limpeza padrão, à lavagem ainda no galpão com cloro diluído em água, todos os dias, e nas estações com álcool 70%. 

Desde o início das medidas de segurança adotadas pelo município de Vila Velha, com a campanha de conscientização para que as pessoas permaneçam em casa, a utilização das bicicletas compartilhadas reduziu em até 58%. A maior utilização ocorre nos horários de 07h as 08h da manhã, das 12h às 13h e de 17h as 18 horas. Horários dos trabalhadores irem ao trabalho ou voltarem para casa. Nos sábados, as bikes estarão disponíveis em horário comercial. Já aos domingos, serão retiradas, voltando às estações às segundas-feiras.

“As bicicletas estão passando por uma rotina rigorosa de higienização. Mas é muito importante que as pessoas que precisem usar o BikeVV, quando forem usar, façam a sua limpeza tanto do equipamento quanto das mãos. É um serviço mantido porque atende prioritariamente, durante a semana, profissionais que atuam em supermercados, farmácias e até àqueles da área da saúde”, explicou o secretário municipal de Administração e Finanças, Rafael Gumiero. 

A empresa Tembic, responsável pela BikeVV, inclusive, tem feito campanha para que seus usuários não utilizem as bicicletas caso não seja necessário. “A bicicleta tem se mostrado uma grande aliada dos profissionais que não têm a opção de ficar em casa, já que é um meio de transporte saudável e agora, mais adequado ao combate da propagação da Covid-19”, reforça o CEO da Tembic, Tomás Martins.

Foto: Felix Falcão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui