Comércio otimista com as vendas de fim de ano

0

Pela terceira vez consecutiva, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória apresentou crescimento em relação ao mês anterior. O indicador de novembro ficou 1,4% maior que em outubro e marcou 114,5 pontos, segundo dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES). O indicador varia de 0 (zero) a 200 (duzentos) pontos na qual 100 corresponde à zona de indiferença, abaixo à situação de pessimismo e acima otimismo.

Em relação ao mês passado, somente um dos três subíndices calculados apresentou crescimento. A avaliação das expectativas para os próximos meses (IEEC) teve alta de 4,5% nessa comparação, avançando no nível otimista para 158,7 pontos.  Já o que avalia as condições atuais da economia (ICAEC) obteve recuo de 1,7%, marcando 82,5 pontos e o das condições de investimentos (IIEC) caiu 0,6%, ficando em 102,3 pontos.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Vitória permaneceu em trajetória de crescimento pelo terceiro mês consecutivo. De acordo com o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o resultado foi puxado pela melhor avaliação das expectativas para os próximos meses em relação à economia, ao setor e à empresa. “Apesar de as condições atuais e de investimentos não terem alcançado melhorias nas avaliações, as expectativas mais favoráveis para um futuro próximo foram suficientes para alavancar o índice de confiança geral”, esclarece.

Segundo Sepulcri, a proximidade das festas de final de ano vem trazendo um ambiente mais otimista para as vendas e para o fechamento do ano no azul. Além disso, os empresários do comércio estão contando que 2019 seja um ano melhor para os negócios e a consequência disso certamente será o retorno dos investimentos.

Brasil 

O ICEC apurado para o Brasil marcou 109,8 pontos no mês de novembro de 2018, o que representou uma alta de 1,4% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro teve crescimento de 0,4%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui