GM de Vila Velha cria patrulhamento ambiental para parques e áreas de preservação

0

A Prefeitura de Vila Velha cria um grupamento ambiental da Guarda Municipal. A Portaria 004/19, que instituiu o grupamento especializado, foi publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial do Município. A partir de agora os agentes serão selecionados e treinados para exercerem a nova função no município.

O grupamento de Meio Ambiente vai contar com uma viatura e 8 agentes da Guarda Municipal para a fiscalização ambiental de forma preventiva e repressiva. Os agentes vão atuar no patrulhamento ostensivo dos parques naturais, áreas de conservação e praias do município.

“A partir da criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em maio de 2018, o prefeito Max Filho entendeu a necessidade de cuidar e proteger ainda mais os nossos parques naturais e as praias marítimas urbanas, em função de a Prefeitura ter assumido a gestão da orla”, justificou o secretário de Defesa Social e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Júnior, sobre a criação do novo grupamento da Guarda Municipal.

Depois de selecionar os agentes que vão compor a equipe, eles receberão treinamentos durante trinta dias para atuação na área Ambiental. “Nós sentimos a necessidade de capacitar a Guarda para fazer a proteção desses ambientes especiais que precisam de um cuidado especifico e que possuem legislação própria”, explicou Emmerich.

“Os guardas vão se somar as equipes de fiscalização ambiental, não só para apoiá-los, mas para fazer notificações relacionadas ao meio ambiente de forma geral”, disse o secretário. E continuou: “Nós ainda vamos buscar a realização de convênios com as entidades ambientais como o Ibama, Iema e a própria Policia Militar para dar poder de polícia aos agentes nessa área tão especifica”, resumiu.

Vila Velha possui dois parques naturais (Jacarenema e Manteigueira) com mais de 500 hectares de extensão, além das unidades de conservação do Morro do Moreno, Penedo, Lagoa Grande e mais de 30 km de orla ao longo do município. O município ainda possui restingas, margens de rios, lagoas e manguezais consideradas áreas de preservação permanente.

Foto: Felix Falcão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui