Internet mais rápidas em 85 escolas da Serra

0

A Prefeitura da Serra, por meio das secretarias de Educação e Planejamento Estratégico, implantou 251 quilômetros de fibra ótica no município da Serra. A infraestrutura tecnológica permite que a internet que chega a 85 escolas da rede pública de ensino seja até 100 vezes mais rápida. Todo o processo de implantação da fibra pelo município já foi concluído, bem como as ligações das escolas à rede. 

“As escolas já começaram a receber internet mais rápida, passando de uma velocidade de 1 MB para até 100 MB. Até o momento, 85 escolas já foram ligadas à rede e terão acesso aos benefícios dessa nova infraestrutura”, informou a secretária de Educação, Munira Bortolini. 

Munira explica que, com a modernização, o sistema é monitorado 24 horas por dia por profissionais da tecnologia da informação. “À medida que as escolas são ligadas à rede da prefeitura, aumenta-se a segurança da informação para professores e alunos. Isso porque a rede ganha um filtro, e a central de tecnologia da informação da prefeitura consegue acompanhar todos os acessos em tempo real, 24 horas por dia”, informou.

A secretária afirmou, ainda, que a implantação da fibra vai agilizar a ativação do sistema de gestão educacional, que conecta a Secretaria de Educação às escolas e aos pais dos alunos. 

Segundou o subsecretário de TI, Robson Limaverde, além das 85 escolas, também foram beneficiados pelo projeto nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 36 Unidades de Saúde.

“Aproximadamente 200 pontos estão ligados à rede, como localidades administrativas, câmeras de vídeomonitoramento, maternidade de Carapina e Hospital Materno Infantil”, exemplificou. 

Investimento

A Sedu comprou 735 novos computadores em 2020, e distribuiu para as unidades de ensino da Serra. No anos de 2017, 2018 e 2019 também foram adquiridos outros 725 computadores. 

Esses equipamentos foram alocados nos espaços administrativos, laboratórios de informática do Centro de Formação e em setores pedagógicos, para uso de professores, diretores e demais profissionais da área da Educação. 

“Todas as escolas foram contempladas com os computadores de acordo com a estrutura e quantidade de professores. Eles são usados tanto para o uso do administrativo quanto para as atividades pedagógicas dos professores durante o planejamento”, informou a secretária de Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui