Mitos e verdades sobre alimentação na pandemia

0

Com a chegada do novo Coronavírus (Covid-19), algumas notícias falsas, popularmente conhecidas por fake news, afirmam que há alimentos específicos ou nutrientes milagrosos capazes de prevenir, tratar ou combater a Covid-19. 

A nutricionista Sabrina Viana Coelho, que atua pela Pró-Saúde no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, recomenda consumir mais alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, grãos diversos, alimentos capazes de auxiliar no bom funcionamento do corpo, já que eles são saudáveis e excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais.

“O nosso sistema imunológico é capaz de atuar contra diferentes doenças, vírus e bactérias, por isso, um determinado alimento não é suficiente para combater doenças, como o coronavírus. Quando consumimos alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, eles são capazes de ajudar e até evitar complicações da doença, principalmente para os diabéticos, hipertensos e obesos, considerados grupo de risco”, alertou.

Segundo a nutricionista, uma pessoa que se alimenta corretamente pode manter seu corpo mais resistente às infecções, mas isso não significa que ela está imune ao novo coronavírus. Há outros fatores, segundo a nutricionista que podem ajudar no equilíbrio e bom funcionamento do organismo, como evitar ficar ansioso.

“Nesse período em que as academias e os parques estão fechados por conta do distanciamento social, o recomendado é praticar uma boa alimentação, evitar o estresse; dormir no mínimo 8h por dia; definir uma rotina de trabalho e estudo e não esquecer de beber bastante água”, destacou a nutricionista.

Confira alguns mitos e verdades relacionados aos alimentos

Chá de gengibre ajuda a combater o Coronavírus?

Mito: O chá de gengibre ajuda a acelerar o metabolismo; aumenta a temperatura corporal e quando aliado a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos, ele acaba ajudando a perder peso.

Comer alho evita o contágio pela doença?

Mito: Embora o alho possua componentes que auxiliam nos processos de defesa do organismo, não há evidência científica que comprove qualquer eficácia no combate à Covid-19.

É necessário higienizar as embalagens dos alimentos?

Verdade: O recomendado é higienizar as embalagens antes de consumir os alimentos ou armazenar na dispensa e geladeira. Isso porque, eles podem estar contaminados, caso tenham sido manipulados por pessoa com a doença, assim como a maçaneta da porta ou qualquer outro objeto.

Uso de vitamina C e fatias de limão em um copo de água ajuda a prevenir ou combater o novo Coronavírus?

Mito: De acordo com o Ministério da Saúde, não há nenhum medicamento ou alimento específico que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (Covid-19).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui