Nova fábrica na Arcelor Mittal será inaugurada até junho na Serra

0

O município da Serra vai abrigar, ainda neste semestre, uma nova unidade produtiva da ArcelorMittal Projects Brasil. A licença de instalação da fábrica, que ficará localizada no condomínio TIMS, foi oficializada na última sexta-feira (24), na prefeitura do município, com presenças do prefeito Audifax Barcelos, de representantes da empresa e dos secretários municipais José Eduardo Azevedo, de Desenvolvimento Econômico; Mirian Soprani, de Desenvolvimento Urbano; e Áurea Almeida, de Meio Ambiente.

Resultado de um investimento da ordem de R$ 10 milhões, a unidade terá uma capacidade de produção de, aproximadamente, 50 mil toneladas por ano, e produzirá tubos de aço carbono com solda helicoidal, com diâmetros de até 2.850 mm e espessuras de até 25 mm. Também contará com um centro de serviço e armazenagem de estacas pranchas metálicas laminadas a quente, produzidas pelo Grupo ArcelorMittal na Europa e comercializadas pela equipe da ArcelorMittal Projects.

Esses materiais são amplamente utilizados em grandes projetos de fundações e contenções, como construções portuárias, barragens, diques, pontes, passagens subterrâneas, ampliação de rodovias, subsolos e contenções temporárias.

O prefeito Audifax Barcelos destacou que o investimento será importante para a cidade e seus moradores, movimentando a economia nos setores industrial e de serviços, principalmente neste momento em que a pandemia do novo coronavírus preocupa economias do mundo inteiro.

 “A aposta da empresa no município reforça que, além da posição estratégica, a Serra oferece condições para o desenvolvimento de negócios. Além disso, neste momento de pandemia, é oportuno anunciar iniciativas que vão contribuir para o crescimento da cidade, beneficiando toda a população”, disse.

De acordo com o gerente da planta, Anderson Caliman, a escolha pelo município da Serra se deu, principalmente, pela sua localização estratégica, próxima da ArcelorMittal Tubarão, fornecedora de bobinas de aço, principal matéria-prima utilizada na fabricação dos tubos. A decisão pelo local foi favorecida, ainda, por sua proximidade a importantes rodovias e do complexo portuário de Tubarão.

Segundo Caliman, a fábrica terá um galpão de 4.200 m² e área de estocagem de 21.000 m² já construídos e que, desde janeiro passado, estão sendo adequados à nova operação. A previsão é de que a instalação de todo o maquinário necessário e a conclusão dos trabalhos se dê até junho deste ano, dando início às atividades da unidade.

Com um processo produtivo considerado limpo, a fábrica seguirá à risca as ações previstas no Plano de Controle Ambiental, bem como as condicionantes determinadas visando garantir o menor impacto ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui