Orlas ganham novo visual em Anchieta

0

Quem passar pelo município de Anchieta neste verão irá encontrar orlas com novo visual e outras em obras bem adiantadas que objetivam dar cara nova ao local e garantir acessibilidade aos moradores e turistas. Em Castelhanos, por exemplo, novos quiosques foram construídos e o calçadão ampliado.

E a reurbanização das orlas de Castelhanos, da Praia Central e da Costa Azul, em Iriri, impediu que todos os quiosques do município fossem demolidos, conforme determinação da Justiça Federal desde 2016. (veja o motivo e a cronologia do processo abaixo).

A Prefeitura também construiu um muro de contenção na Ponta dos Castelhanos, a fim de impedir o avanço da maré, que vinha castigando os moradores desde 2015. Na Vila Samarco um muro de contenção também foi erguido para garantir a segurança dos moradores da região.

Conforme a secretaria de Infraestrutura, o município tem estudo e já iniciou a elaboração de projetos de reurbanização para outras orlas, como a da famosa praia de Ubu. Em 2019 as orlas de Parati e Inhaúma receberam melhorias.

Castelhanos

Em Castelhanos as obras estão na reta final, em fevereiro, após o pico do verão, os trabalhos serão retomados para finalizar o calçadão, construir os banheiros e implantar o novo sistema de sinalização e paisagismo e entregar o projeto à comunidade totalmente concluído.

Estão sendo investidos R$ 4.854.238,83 na orla por meio de um convênio celebrado com o governo do Estado. A Empresa responsável é a RR Costa Construções. A urbanização incluiu a ampliação do calçadão, que passará a ter 770 metros, pavimentação e drenagem da avenida Beira Mar, construção de novos quiosques, instalação de um novo sistema de iluminação, paisagismo e construção de banheiros, ciclovia e outras melhorias. Com a obra, a praia terá a faixa de areia ampliada e as castanheiras serão mantidas.

Costa Azul, em Iriri

Mesmo no verão, as obras estão em andamento para revitalização da praia Costa Azul, em Iriri. A previsão de conclusão é em julho deste ano. Ruas e o calçadão já estão recebendo serviços de drenagem, pavimentação e concretagem.  O projeto inclui diversas melhorias, entre elas, construção de seis novos quiosques, 03 banheiros e 03 novos quiosques para a venda de água de coco.

De acordo com a secretaria de Infraestrutura, as obras contemplam a drenagem e pavimentação das vias, iluminação com lâmpadas de LED, paisagismo e instalação de lixeiras e bicicletários, além de outros serviços.

Praia Central

A cidade ganhou um novo cartão postal e os moradores novos equipamentos de lazer na extensão de toda orla. As obras contemplaram um trecho de 1.190 metros com reconstrução do calçadão e outro percurso de 300 metros, onde foram implantadas melhorias na iluminação, instalação de bancos, estação de academia, chuveiros, estacionamento, ponto de ônibus, pergolado e jardinagem. A prefeitura investiu cerca de R$ 1 milhão com recursos próprios.

Cronologia – Entenda o processo e as ações tomadas para impedir a demolições de todos os quiosques das orlas de Anchieta:


2006- O Ministério Público Federal (MPF) informou da decisão sobre a obrigação do município de Anchieta demolir todos os quiosques das orlas, considerando irregularidades ambientais da construção e localização.


2016– A decisão foi transitada e julgada, determinando que todos os quiosques das praias de Anchieta fossem demolidos, imediatamente. O MPF encaminhou a decisão e a determinação para a Prefeitura de Anchieta.


2017- Mas somente em 2017 que a prefeitura se manifestou. Na ocasião o prefeito Fabrício Petri reuniu sua equipe e foi em busca de uma solução para não prejudicar os quiosqueiros e o município.

A equipe elaborou um plano de ação, onde serão revitalizadas as orlas com retirada dos quiosques e construção de novos de forma gradual.


2018- O plano foi aceito pelo MPF. Desde então a prefeitura iniciou o processo para captação de recursos para a execução do plano. Com apoio do governo do Estado conseguiu a revitalização da orla da Praia de Castelhanos.


2019- Com recursos próprios, a prefeitura iniciou a revitalização da orla da praia central.


2020 – Concluída a construção do muro de contenção do trecho que compreende a Vila Samarco, semelhante ao executado na Ponta dos Castelhanos em 2019. Dessa forma, toda extensão da orla da Praia Central recebeu melhorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui