Pacientes são atendidos por videoconsulta em Vitória

0

Além da telemedicina, os moradores de Vitória que acionam o 156 agora contam com mais uma forma de atendimento: a videoconsulta. A oferta do atendimento médico por videochamada irá permitir maior interação entre médico e paciente.

No primeiro contato via call center, após relatar os sintomas, o paciente é encaminhado para o serviço de telemedicina, quando necessário.

Com a nova oferta, o munícipe poderá optar pelo atendimento por telefone ou por vídeo. Ao escolher a videochamada, ele receberá um link para acessar a sala da consulta. Para isso, é necessário que o usuário tenha instalado em seu celular, tablet ou computador o programa Google Meet.

A ferramenta está em sua fase inicial. Neste primeiro momento, um médico faz o atendimento das 14 às 16 horas. Depois, a oferta será ampliada.

“A primeira medida que eu tomei quando nós declaramos emergência em Vitória, no dia 13 de março, foi fazer um plantão no final de semana de treinamento de profissionais de saúde para atenderem o 156. Esse foi o início da nossa estratégia de telemedicina, que está dando muito certo, e agora é completada com a videoconsulta. Nós já temos milhares de pessoas que foram atendidas pelo 156 e pela telemedicina e, com a videoconsulta, fazendo com que diminuamos o número de pessoas em Pronto-Atendimentos, reduzindo o risco de transmissão do vírus”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Ele destacou que a ferramenta vai ao encontro do conceito de cidade inteligente. “É um programa que tem relação com nossa intenção de transformar Vitória numa cidade cada vez mais inteligente e, com esta pandemia, passou a ser uma emergência. Quero agradecer a toda equipe da Sub-TI e da Semus, que colocaram esse programa de pé em pouquíssimos dias para que pudéssemos atender melhor os pacientes”.

Humanização

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, trata-se de mais uma estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), para garantir os primeiros atendimentos médicos ao cidadão sem que ele precise sair de casa, evitando, assim, aglomerações.

“A videoconsulta veio para agregar e humanizar, ainda mais, os atendimentos que estamos oferecendo neste momento de pandemia. Além disso, é mais uma ferramenta que vamos disponibilizar aos munícipes que buscam os nossos serviços de saúde e precisam desse atendimento inicial”, disse.

Sucesso

Segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), Márcio Passos, é mais um serviço inteligente disponibilizado pela administração municipal.

“Com o uso da tecnologia, vamos poder atender mais pacientes da rede, sobretudo, neste período de pandemia, com menos risco de contágio do coronavírus. As pessoas vão poder ser atendidas do conforto de suas casas. É um legado para a cidade. No futuro, vamos ampliar as especialidades ofertadas. Isso só é possível também porque trabalhamos muito na modernização dos procedimentos da saúde, com a Rede Bem-Estar, e temos uma infraestrutura adequada às necessidades da Prefeitura”, afirmou.

Atendimentos realizados

  1. Atendimentos de casos suspeitos de Covid-19
  2. Emissão de receitas de continuidade (hipertensão, diabetes, hipotireoidismo e asma) de pacientes acompanhados nas Unidades de Saúde de Vitória
  3. Emissão de laudos de doenças crônicas a partir do histórico de pacientes acompanhados
  4. Emissão de atestados médicos
  5. Orientações gerais para casos de suspeitos de dengue, chikungunya e zika. Caso necessário, solicitação de exames preconizados para estes agravos
  6. Triagem de casos graves para referenciamento ao Samu 192 ou orientação quanto à busca por atendimento direto caso o paciente tenha condições de realizar o seu próprio deslocamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui