Saúde zera a fila de cirurgia de vasectomia na Serra

0

A Secretaria de Saúde da Serra (Serra) zerou a fila de espera para cirurgia de vasectomia, que apresentava mais de 670 pacientes aguardando, sendo que para alguns a solicitação havia sido registrada ainda em 2018. 

De acordo com a Sesa, depois de uma reorganização do fluxo e serviços prestados no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), foi possível ampliar o número de vasectomias realizadas no município.

Cem vasectomias por mês

Após essa reorganização, houve um aumento de 400% na oferta do serviço. Em fevereiro de 2021 a fila de espera pela cirurgia de vasectomia tinha 272 usuários aguardando desde 2018. Após a adequação do serviço a Serra passou a ter uma capacidade para realizar cerca de 100 cirurgias por mês.

A cirurgia de vasectomia é ofertada pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), para homens com mais de 25 anos ou que já tenham pelo menos dois filhos. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar a unidade de saúde mais próxima, onde deverá participar das ações do programa de planejamento familiar, e será encaminhado ao urologista. 

Para a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho, essa conquista é um investimento nas famílias serranas e garantia de acolhimento mais eficaz e resolutivo.  

“A prefeitura da Serra tem buscado dar o acolhimento adequado às nossas famílias que usam a Rede Municipal de Saúde. Nosso objetivo é fazer um trabalho mais humano, mais ágil e mais resolutivo. Conseguimos isto com o empenho dos servidores, sob a gestão do nosso prefeito Sergio Vidigal, que tanto tem trabalhado para cuidar das pessoas, já nesses primeiros meses de gestão”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui