Tecnologia inovadora do Google na educação de Cariacica

0

Os alunos da rede municipal de Cariacica terão um grande aliado para ajudar no acesso ao aprendizado, quando as aulas voltarem a acontecer. O projeto Google Sala de Aula (Google Classroom) vai permitir que os alunos do Ensino Fundamental tenham acesso a algumas atividades em notebooks na escola e em seus dispositivos móveis com acesso à internet em suas casas. Já os pais dos estudantes da Educação Infantil poderão trabalhar com as crianças, em suas residências, algumas atividades que os professores trabalharem na escola. Assim, Cariacica torna-se o primeiro município capixaba a implantar o sistema, que já é utilizado pelo Governo do Estado na rede de escolas estaduais.

Em Cariacica, o projeto vai atender 34 mil alunos do Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos. Somando-se aos alunos da Educação Infantil, 47 mil estudantes serão beneficiados. O projeto ainda não foi implantado pois as escolas não estão funcionando, devido à prevenção ao novo coronavírus. Porém, 3.527 educadores estão em formação on-line para poderem atender os estudantes na volta à aulas, desde o mês de maio.

O sistema consiste em 66 laboratórios móveis, os Chrome Books, que funcionarão nas salas de aula da rede municipal, em que, a partir de cada um desses laboratórios, outros 32 notebooks, que serão disponibilizados em classe, os alunos terão acesso ao que o professor estiver explicando. Além dos notebooks para os alunos utilizarem, os professores também terão uma máquina para gerenciar a programação.

“Os educadores serão capacitados para entender a nova tecnologia que a prefeitura está implantando e para ajudar os estudantes, que, a partir de agora, terão acesso às atividades em sala de aula e onde quer que estejam”, disse o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar.

Para acompanhamento do sistema, cada estudante terá uma conta de e-mail no Gmail e a senha será disponibilizada para o estudante e para os seus pais. “Todos os pais de alunos do Ensino Fundamental e, se for o caso, da EJA, poderão acompanhar o que o filho faz na sala de aula e o que está trabalhando em casa”, explicou a coordenadora da Assessoria de Projetos e Convênios da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Jaciara Lyrio Dezan.

Segundo a coordenadora, as crianças matriculadas nos Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) não utilizarão os notebooks nas salas de aula, mas terão uma conta do Gmail, em que os pais poderão acompanhar o desenvolvimento dos alunos. “Nesta fase, simultaneamente à formação on-line, a Seme está está cadastrando todos os estudantes no sistema do Google para dar acesso assim que as aulas recomeçarem, após o isolamento social”.

Sobre os alunos que não têm acesso à internet fora da escola, o secretário municipal de Educação informou que o professor entregará o material relacionado ao que está sendo trabalhado no Google Sala de Aula impresso, para que eles também tenham acesso ao conteúdo.

Foto: Claudio Postay

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui