Trânsito de Jardim Camburi recebe uma ciclorrota e zona de velocidade segura

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Jardim Camburi é o segundo bairro da capital a ganhar uma ciclorrota. Serão, no total, 3,22 quilômetros de extensão de vias totalmente sinalizadas, que também ganharam a Zona de Velocidade Segura (Zona 30). Nelas, os motoristas deverão trafegar a 30km/h.

A ciclorrota contempla as ruas Júlia Lacourt Penna, Belmiro Teixeira, Alcino Pereira Netto e Carlos Delgado Guerra Pinto. A via segura para bikes passa ainda pela praça Mário Elias da Silva e pelas avenidas Dr. Herwan Modenese e Dante Michelini, fazendo conexão da orla de Camburi com a futura ciclofaixa da avenida Armando Duarte Rabello.

Na rua Carlos Martins, o ciclista deverá fazer a passagem na faixa de pedestre, seguindo pela calçada compartilhada até a Norte Sul para fazer a travessia segura da Dante Michelini até a ciclovia do calçadão da orla. 

Critérios

A primeira ciclorrota foi implantada na rua Desembargador Cassiano Castelo, em Goiabeiras. A escolha das ruas para implantação das ciclorrotas teve como critério a necessidade de interligação com estruturas cicloviárias (ciclovias e ciclofaixas) já implantadas no município.

São vias de tráfego baixo e velocidade reduzida, com sinalização horizontal e vertical indicando o compartilhamento da faixa entre veículos motorizados e bicicletas. Tal ligação pode ser complementada por meio de calçadas compartilhadas, nas quais os pedestres também devem estar atentos.

Jardim Camburi é o bairro que possui a maior quantidade de moradores em Vitória e tem grande fluxo de veículos. Por isso,as áreas de redução de velocidade servirão à mobilidade local.

Incentivo

Segundo a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim Pimentel, um dos objetivos da instalação da nova ciclorrota é incentivar o uso de bicicleta no período pós-pandemia.

“As ciclorrotas também promovem maior segurança para pedestres e ciclistas por meio da implantação de zonas com velocidade segura de 30 quilômetros por hora, o que propicia menos acidentes”, destacou Ana Elisa.

Sinalização e compartilhamento

Na ciclofaixa, existe a divisão da faixa do carro com a do ciclista, com sinalização horizontal e tachões. A faixa, nesse caso, é exclusiva do ciclista. Já na ciclorrota, existe o compartilhamento da faixa de carros com os ciclistas, com todos devendo circular em harmonia.

A ciclorrota possui legendas de identificação no solo e placas. As bicicletas devem ter prioridade de circulação em relação a carros e motocicletas. 

Outros bairros

Outros bairros contemplados com as ciclorrotas serão Mata da Praia, Bairro República, Jardim da Penha, Praia do Canto, Bento Ferreira, Ilha de Santa Maria, Forte São João, Redenção, Nova Palestina e Itararé.

Zona 30

Para oferecer ainda mais segurança aos ciclistas, as vias escolhidas para implantar as ciclorrotas são aquelas com menor intensidade de tráfego.

“Para reforçar ainda mais a segurança dos ciclistas, em Jardim Camburi, assim como em Goiabeiras, implantamos ao mesmo tempo a sinalização de Zona de Velocidade Segura (Zona 30). Ciclistas, motoristas e pedestres deverão se respeitar, pois os percursos foram planejados para uso compartilhado e de maneira saudável”, frisou a secretária da Setran.

Ela completou: “Para evitar a grande concentração de pessoas em horários de pico, novas estratégias precisam ser pensadas na área de mobilidade urbana e as ciclorrotas são boas alternativas”.

Foto: Divulgação Setran

 

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