Ações de restauração da vegetação de restinga nas praias da Serra

0

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, por meio do departamento de Recursos Naturais, em parceria com a secretaria de Serviços, vem realizando nos últimos meses ações de restauração da vegetação presente na orla das praias do município da Serra.

As operações que tem o licenciamento do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), consistem no manejo da vegetação de restinga, com a remoção de resíduos sólidos e vegetações exóticas, para que dessa forma a regeneração natural das formações vegetais estabelecidas sobre solos arenosos seja favorecida.

Todo o processo é supervisionado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) para que assim apenas seja retirada a vegetação não nativa e de porte alto que cresceu desordenadamente e passou a prejudicar a restinga. O intuito é proteger a área vegetal para que ela se desenvolva de forma saudável e completa.

André Ribeiro, Engenheiro Florestal da Divisão Administrativa de Produção Vegetal e Arborização Urbana, explicou que escolher esse período para executar essas ações que vem acontecendo é proposital.

“O momento é oportuno, pois até o verão a vegetação irá se regenerar naturalmente e favorecer a presença da ipomea da praia (Ipomea pes-caprae), uma espécie de vegetação presente nas orlas.

O Secretário de Serviços Enio Bergoli também vem acompanhando as ações e destacou o cuidado necessário para a execução afim de que a beleza da orla não seja comprometida.

“É importante salientar que as equipes de limpeza da orla do nosso município foram treinadas para essa importante operação conjunta, e que atuam sob acompanhamento de um técnico da Secretaria de Meio Ambiente da Serra”. ressaltou.

Até o momento foram realizadas essas ações nas orlas de Jacaraípe, Nova Almeida e Bicanga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui