Anchieta cria centro de inovação e tecnologia

0

Para celebrar o Dia Nacional da Inovação, comemorado ontem (19), a Prefeitura de Anchieta instituiu o Centro de Inovação e Tecnologia Anchieta Produtiva e Diversificada (CITAPD), oficializado por meio do Decreto nº 6.183/2021. A novidade, segundo a gestão municipal, faz parte das ações prioritárias do Projeto Anchieta Produtiva e Diversificada.

 

 

Dentre as principais ações do CITAPD estão a pesquisa, a concepção e o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores. Para que isso se torne realidade é necessário priorizar a conexão entre as pessoas, criando um espaço físico e virtual para que ocorra fluxo de informações e recursos. Com esse Centro, a Sala do Empreendedor pretende criar também, a longo prazo, hubs de inovação estimulando negócios e parcerias. Um espaço onde startups possam estabelecer suas operações.

 

 

As atividades serão desenvolvidas no espaço físico do Centro Administrativo II e para coordenar as etapas do trabalho, foi nomeada uma equipe gestora, por meio do Decreto A nº 396/2021, que organizará o processo de gestão, mobilização e articulação necessários ao pleno desenvolvimento das atividades do CITAPD.

 

 

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, Integração e Gestão de Recursos, essa é uma ação importante para ampliar a atuação da Sala do Empreendedor, que vem desde a sua criação, em 2016, implementando atividades para criar no município, uma ambiência que fortaleça a cultura empreendedora e impulsione a economia, como estratégia de geração de trabalho, renda e inclusão social.

 

Segundo a coordenadora da Sala do Empreendedor, Vanderleia Luiz, há uma necessidade dos empreendedores impulsionarem a inovação e o uso de novas tecnologias, em seus negócios. Até outubro de 2021, segundo ela, o município tem registrado 2.310 MEIs ativos, sendo 1.185 empreendedores do sexo masculino e 1.125, feminino.

 

 

Para o Prefeito Fabrício Petri, a ideia do Centro de Inovação e Tecnologia Anchieta Produtiva e Diversificada (CITAPD) é uma ação ousada da Sala do Empreendedor que pretende a médio e longo prazo criar uma ambiência de inovação, ampliar o networking dos empreendedores, criar um espaço de coworking público e trabalho colaborativo por meio das parcerias público-privadas.

 

 

O Dia Nacional da Inovação relembra o primeiro voo bem-sucedido de Alberto Santos Dumont com um dirigível ao redor da Torre Eiffel, em Paris, em 1901.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui