Atenção e cuidados no combate à dengue durante quarentena

0
Neste momento de isolamento social, onde estamos nos resguardando  do coronavírus, a Prefeitura de Guarapari, através da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), solicita que os moradores da cidade fiquem atentos, não só aos cuidados relacionados à prevenção do coronavírus, mas também aos cuidados da dengue, zika e chuikungunya que registram tristes estatísticas no Brasil. Desta forma, é preciso que as pessoas façam a limpeza e o monitoramento de suas residências, para evitar água parada.
 
Só neste ano, o Espírito Santo já registrou  aproximadamente cinco óbitos por dengue, e ainda teve um grande aumento nos casos de Chikungunya.
Em Guarapari, nos três primeiros meses do ano foram notificados 175 casos de dengue, sendo que no ano passado foram 151 casos.
Quanto a chikungunya, os números são alarmantes, nos primeiros 3 meses de 2019 foram 9 notificações e neste ano no mesmo período já foram 90.
Pedimos a população que vistorie suas residenciais e quintais, tire um tempo para eliminar todo e qualquer tipo de água parada nos quintais e residências.
 
Gerente de Vigilância Ambiental do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Lorena Silva, afirma que as visitas domiciliares para combate à dengue estão sendo realizadas. “Nossos agentes de combate a endemia estão fazendo as visitas de rotina nas casas dos moradores de Guarapari, para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Esses agentes estão devidamente identificados e uniformizados, mas caso de dúvidas a pessoa pode ligar para o CCZ que nós iremos ajudar”, disse ela.

Os telefones do CCZ são: 3264-1456 ou 3262-12710800 029 39543
 

Como se prevenir:

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

O município, através CCZ tem realizando atividades de controle, tais como:

– Monitoramento de pontos estratégicos quinzenalmente com equipe exclusiva para ação.Ex.: Ferro Velho, Depósito de Reciclagem, Floricultura e outros;
– Equipe de Bloqueio de Caso (UBV Leve – ultra baixo volume), que consiste na utilização de equipamentos costais motorizados em locais de possíveis transmissões;
– Equipe de Difícil Acesso, visa cobrir todas os depósitos de águas que não são passíveis de eliminação. Tais como: Barris, Caixas d´água, Tonéis e outros;
– Equipe UBV Leve( bloqueio de caso), dando prioridade para os casos de chikungunya;
– Atividade nos bairros, realizando tratamento em bueiros, “boca de lobo”, terrenos alagados;
– Monitoramento e tratamento de locais com grande quantidade de água acumulada ou inservíveis;
– Utilização de dois veículos fumace do município, realizando atividades nos bairros urbanos a cada 15 dias;
– Encaminhamento de solicitação de notificação e/ou multa para fiscalização de postura.

Foto: iStock

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui