Cães e gatos serão cadastrados em Vitória

0

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vai retomar o trabalho de castração de cães e gatos a partir de 1º de julho. Para isso, vai adotar medidas sanitárias e de segurança. Entre elas, estão:

  • obrigatoriedade do uso de máscaras
  • não será permitida a entrada de tutores com os animais nas dependências do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA). Um funcionário da contratada fica responsável por recepcionar os tutores com seus pets
  • agendamento de, no máximo, cinco pessoas por horário para recepção e alta dos animais
  • higienização das mãos das pessoas e demais utensílios utilizados (pranchetas e canetas) com álcool 70% a cada uso.

A Semmam pondera que todos os tutores do primeiro ciclo e com data de castração já agendada durante a pandemia do coronavírus que não puderam realizar os procedimentos em seus animais receberão por e-mail informações de como preceder.

“Estão sendo tomadas as medidas para que a atividade não exponha a população, os funcionários da empresa contratada, os servidores do CVSA e da Semmam a riscos de contágio e transmissão do coronavírus”, disse a gerente de Bem-Estar Animal da Semmam, Daniele Benevides.

Cadastros

Os cadastros continuam sendo realizados por meio do Portal de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vitória. A primeira fase do projeto de castração prevê 5 mil cirurgias.

“O projeto é uma importante contribuição para a saúde pública municipal, bem como na diminuição de animais abandonados”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho.

Critérios

O responsável pelo animal tem que ser obrigatoriamente morador de Vitória. Para a castração, o tutor deve apresentar obrigatoriamente: documento de identidade e comprovante de residência em seu nome

Serão cadastrados até três animais por residência. O responsável pelo animal deve, obrigatoriamente, assistir a uma palestra educacional disponível no Portal de Bem Estar Animal antes da data da castração.

Os animais passarão por uma avaliação de aptidão, que será realizada por meio de avaliação clínica e hemograma por um médico veterinário no dia do procedimento.

Os cadastros já realizados por meio do 156 receberão um e-mail para recadastramento. Em caso de dúvidas, mandar e-mail para gbea.vitoria@gmail.com .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui