Ciclovia da avenida Rio Branco com obras adiantadas em Vitória

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Quinze dias após iniciadas as obras de reurbanização e implantação da ciclovia da Avenida Rio Branco o prefeito Lorenzo Pazolini visitou o canteiro de obras para checar o andamento do empreendimento. O investimento é de R$ 3,5 milhões com prazo de conclusão de 270 dias.

A obra faz parte do Plano Vitória, com investimentos de R$ 1 bilhão, até 2024, lançado em setembro do ano passado pelo prefeito Lorenzo Pazolini. O Plano Vitória é fruto do ajuste fiscal e financeiro realizado pela atual gestão e prevê ações em educação, saúde, infraestrutura, mobilidade, urbanização, habitação, equipamentos esportivos e culturais e tecnologia.

A visita do prefeito foi acompanhada pelos secretários de Obras, Gustavo Perin, de Desenvolvimento da Cidade, Marcelo Oliveira e de lideranças comunitárias da região. O objetivo da visita é acompanhar de perto o andamento da principal intervenção viária realizada hoje na capital.

“Estamos com o cronograma adiantado. A sinalização da via está dentro dos padrões estabelecidos pela legislação, minimizando os impactos que uma obra viária causa no trânsito e garantindo a segurança dos operários”, disse o secretário de obras Gustavo Perin.

“A obra que está sendo executada é fruto de um amplo diálogo com a comunidade. Foi um processo de construção coletiva e democrática de uso do espaço público” ,disse o secretário de Desenvolvimento da Cidade Marcelo Oliveira.

“É a ciclovia do diálogo. Esta é uma obra construída junto com a comunidade. Estamos ampliando o anel cicloviário da cidade para que o ciclista possa pedalar com sua bike com toda segurança”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.

A ciclovia terá a extensão de um quilômetro e ligará a ciclovia da ponte Ayrton Senna com a ciclovia, também na avenida Rio Branco, no bairro de Santa Lúcia. O início das obras coincide com o período de férias escolares, quando o fluxo de veículos é menor.

As intervenções acontecem sempre em trechos de até 50 metros, com o trânsito livre de veículos em duas faixas de tráfego nos dois sentidos da via.

Para isso as vagas de estacionamento do trecho em obras serão temporariamente usadas como faixas de tráfego. Somente a área do canteiro central será ampliada e sinalizada com placas indicativas, cerca laranja e iluminação noturna.

Placas de sinalização estão instaladas ao longo dos trechos em obras, nos dois sentidos da via, indicando a velocidade máxima permitida e a proibição temporária de estacionamento naquela área.

Proposta da comunidade

A reurbanização e implantação da ciclovia na avenida Rio Branco foi planejada com base na proposta apresentada pela associação de moradores (AMPC), aprovada na reunião pública de 09 de fevereiro de 2021, na igreja Santa Rita de Cássia, e baseada em três pilares: preservação das árvores, ciclovia no canteiro central e manutenção das vagas de estacionamento.

Com o objetivo de preservar árvores existentes, que não são centralizadas e possuem troncos espessos, o canteiro central será ampliado em 40 centímetros, passando para 4,40 metros de largura.

Para isso, cada faixa de rolamento da via será reduzida em 10 centímetros, saindo de 3 metros para 2,90 metros. O estacionamento paralelo às calçadas continuará com 2 metros.

O pavimento da ciclovia será em concreto com canteiros de 50 centímetros de largura nas laterais, permitindo o distanciamento seguro entre bicicletas e veículos.

Trechos de 2,5 metros de extensão em concreto drenante formarão o piso no entorno de cada uma das árvores existentes. Esta combinação de concreto com pedras granuladas deixa a água escoar facilmente até o solo e protege as raízes das árvores.

Nestes trechos os canteiros laterais serão substituídos por guarda-corpos, ampliando a área útil da ciclovia. O guarda-corpo será em tubo de aço galvanizado, com 1,20 metro de altura e acabamento em pintura eletrostática na cor preta.

Duas faixas livres de 1,5 metro, nas proximidades de cada árvore, não terão canteiros ou guarda-corpos, facilitando o acesso dos pedestres em toda extensão da ciclovia. Postes com luminárias em led serão intercalados a cada 18 metros nas laterais.

Nos cruzamentos com as ruas um conjunto formado por uma faixa de alerta pintada no concreto e semáforo exclusivos para ciclistas e pedestres sinalizarão a travessia, que terá uma rampa nivelando a ciclovia com o leito da via.

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