Crédito internacional para obras de infraestrutura na Serra

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Pela primeira vez na história, a Serra vai receber uma operação de crédito internacional. O recurso, no valor de 57 milhões de dólares, será captado junto ao New Development Bank (NDB), também conhecido como o Banco dos Brics. Convertido, o valor do crédito fica em R$ 280 milhões.

O prefeito Sergio Vidigal recebeu reprensentantes do banco na última quinta-feira (24) em seu gabinete na Prefeitura da Serra.

“Essa é a primeira vez que o municícpio da Serra recebe uma operação de crédito internacional para obras de infraestrutura. Isso demonstra o nosso compromisso com o desenvolvimento da cidade para fazer um futuro melhor para todos os serranos”, comemorou o prefeito Sergio Vidigal.

A quantia obtida com a operação de crédito será aplicada no Programa de Requalificação Sustentável para o Desenvolvimento e a Mobilidade Urbana no Município da Serra, conhecido como “Requalifica Serra”.

O programa tem como objetivo promover melhorias significativas na mobilidade urbana e, consequentemente, no desenvolvimento econômico e social da região. Ainda não há definição de data para que a verba chegue aos cofres da prefeitura.

Entre as obras que podem vir a ser feitas com os recursos do NDB estão a ligação de Civit I e II com a BR-101 e Avenida Norte-Sul; o entroncamento da BR-101 com a avenida Eldes Scherrer; e a 3ª via de ligação entre Serra e Vitória.

“Essa ligação das orlas de Serra e Vitória é uma das mais importantes obras do ponto de vista econômico, com a possibilidade de geração de postos de trabalho. Essa obra vai transformar não só a mobilidade urbana como também trazer ainda mais potencial de desenvolvimento para a nossa cidade”, completa o prefeito.

Entroncamento da BR-101 com a avenida Eldes Scherrer

O objetivo dessa obra é solucionar um dos principais gargalos da circulação de veículos do município, que é o cruzamento da BR-101 com o corredor viário estruturante constituído pelas avenidas Eldes Scherrer de Souza e Talma Rodrigues Ribeiro.

No caso, essas duas vias cruzam a área urbana central do município (sentido leste-oeste), e principalmente, chegam ao maior centro econômico da cidade, que é a região de Laranjeiras.

O novo entrocamento visa melhorar a qualidade da mobilidade urbana no local, priorizando a circulação dos pedestres e transporte coletivo, e reduzindo o tempo dos deslocamentos. Além desses objetivos, a construção visa, ainda, garantir o acesso aos setores residenciais, comerciais e industriais da cidade.

Para alcançar eses objetivos, serão construídas ligações em diferentes níveis, e o novo entrocamento será feito a partir de um mergulhão na rodovia BR-101.

3ª via de ligação entre Serra e Vitória

Outro projeto estimado com o investimento em mobilidade urbana é a implantação da primeira etapa da 3ª Via de Ligação entre os municípios de Serra e Vitória. O principal objetivo dessa terceira via é solucionar o obstáculo da travessia urbana da BR-101 em Carapina.

A obra vai trazer benefícios de circulação de transporte coletivo otimizada, reduzindo o tempo dos deslocamentos, acidentes e os impactos negativos sobre o meio ambiente – principalmente sobre áreas urbanas densamente ocupadas.

Outro forte objetivo da terceira ligação é garantir o acesso a todos os setores da cidade, desde residenciais à portuários, criando uma melhor ambiência na cidade, o que abre mais portas para a chegada de investimentos das mais diversas áreas na Serra. Esse projeto também proporcionará um maior dinamismo econômico para a Região Metropolitana, com foco nos municípios de Serra e Vitória.

Ligação Civit I e II com a BR-101 e Avenida Norte-Sul

Com a finalidade de desviar o tráfego pesado de caminhões de carga do principal polo comercial da Serra, localizado na região de Laranjeiras, o terceiro projeto de mobilidade urbana consiste na implantação de drenagem e pavimentação do novo acesso da Avenida Norte Sul à BR-101 e ao Civit 2, na altura do bairro Taquara.

Essa nova via trará um acesso mais seguro ao bairro e à BR-101 para os veículos que trafegam na Avenida Norte-Sul, sentido Barcelona. Além disso, o projeto tem o objetivo de assegurar o espaço viário adequado na Rua Samuel Meira Brasil para suprir o atual volume de tráfego que suporta.

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