Diversão para toda a família durante as férias na Escola de Física de Vitória

0

Já pensou em disputar um campeonato de amarelinha? A brincadeira infantil secular passada de geração em geração é super divertida e estimula a coordenação motora, concentração, equilíbrio e ritmo. Na Escola de Física, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória, que fica no Parque Moscoso, você descobre que por meio da brincadeira pode compreender o cálculo da grandeza velocidade média.

O campeonato de amarelinha faz parte da programação de férias da Escola de Física, e promete divertir toda a família, trazendo um resgate de memória afetiva da infância para os adultos, e muita diversão e conhecimento em física para as crianças, uma vez que o vencedor da competição será o que fizer o trajeto com a maior velocidade média, trabalhando conceitos como tempo e velocidade.

Para vivenciar a brincadeira, basta comparecer ao espaço nos dias 28 e 30 de dezembro, e em janeiro, nos dias 03, 05, 17 e 19, sempre com início às 13h.

Oficina de catapulta

Outra atividade que trará muita diversão é a oficina de Catapulta. Parente do estilingue e do arco e flecha, a engenhoca foi inventada para lançar objetos e, nessa oficina, você aprenderá a construir uma utilizando palitos de picolé, elásticos, tampinha de garrafa. Em seguida, será feita uma competição para ver quem arremessa um objeto mais longe, ou quem acerta em um balde.

A oficina estará disponível para o público em janeiro, nos dias 10, 12, 24 e 26, com início às 13 horas.

Pêndulo eletrostático

Em mais uma atividade que irá reunir diversão e muita mão na massa, a oficina de “pêndulo eletroestático” desafia os participantes a construir o equipamento com isopor, papel alumínio, barbante, palito de picolé e fita adesiva. A ideia é ver na prática conceitos da física como eletroestática e polarização.

Seguindo o mesmo tema, também terá uma “corrida eletrostática”, uma brincadeira que consiste em puxar uma esfera de isopor com canudos, fazendo uso apenas de cargas elétricas. O vencedor será aquele que conseguir levar sua esfera até o final de uma pista sem tocá-la com as mãos, isto é, somente com a ajuda das cargas elétricas.

Para construir o pêndulo eletrostático e se aventurar na corrida eletrostática, é preciso chegar às 13h na Escola de Física, nos dias 02, 04 e 06 de janeiro.

Oficina de caleidoscópio

Compreender os conceitos de óptica na física pode parecer complicado, mas a oficina de Caleidoscópio promete simplificar o tema, a partir da construção do instrumento, que é um aparelho óptico formado por três espelhos em forma de prisma. Através do reflexo da luz, ele apresenta combinações variadas e agradáveis de efeito visual. É um objeto relativamente simples de se fazer, mas o que ele produz é mágica pura!

Para viajar pelo mundo da óptica, basta comparecer à Escola de Física nos dias 27 e 29 de dezembro, às 13h.

Barquinho de papel e telefone de copos

Mais duas oficinas que prometem diversão para toda a família, com direito a uma viagem dos adultos aos tempos de infância! Na oficina de “barquinho de papel”, você colocará toda sua criatividade em prática e, apenas com uma folha de papel, construirá barquinhos dentro de minutos.

A oficina estará disponível nos dias 09, 11 e 13 de janeiro, às 13h.

Já na oficina de “telefone de copos”, a diversão já começa na hora de criar o próprio brinquedo. Você vai precisar de dois copos plásticos descartáveis, barbante, fita crepe, e o que você quiser para decorar. O resultado certamente será muita diversão e gargalhadas por meio do brinquedo que funciona a partir das vibrações que viajam a distância por meio do barbante e chegam ao outro lado.

Além de todas as oficinas, a programação especial de férias também conta com contação de uma história lúdica, com o tema “astronomia”, nos dias 23, 25 e 27 de janeiro, com início às 13h.

Visita ao acervo

A visita ao acervo do local também está disponível ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Durante a visitação, um monitor apresenta todos os equipamentos presentes no espaço. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, o visitante é capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia.

Escola de Física

  • Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Onde fica: Rua Vinte e Três de Maio, 39, Parque Moscoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui