Início Economia Investimento Forte São João será reformado pelo Governo do ES

Forte São João será reformado pelo Governo do ES

0

O Governo do Estado recebeu, nesta quarta-feira (07), a aprovação pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) do Projeto de Lei Nº 493/2020, que trata da permuta entre um imóvel do Estado, localizado na Avenida Carlos Moreira Lima, em Bento Ferreira, Vitória, e a antiga sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama, que pertence à Prefeitura de Vitória (PMV).

O Executivo Estadual reformará a construção para transformá-la na futura sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que atualmente funciona em salas alugadas de um edifício na Mata da Praia. O projeto para o espaço conta ainda com museu virtual e espaço gastronômico, ambos abertos ao público, integrando assim cultura, inovação e turismo.

“A reforma do Saldanha da Gama e a transferência da Fapes para o local fortalecerão o projeto prioritário do Estado de constituir o Núcleo Administrativo do Governo no Centro de Vitória. Além de promover o uso de um imóvel importante para a história da nossa Capital, essa iniciativa aproximará a Fapes de outros órgãos públicos, melhorando a integração entre eles”, destacou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Saldanha da Gama

O Forte São João foi construído, no início do século XVIII, para ser uma fortaleza e proteger a ilha de Vitória de invasões estrangeiras. Em 1931, foi oficialmente comprado pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama e passou a ser espaço aberto à prática de esportes, festas e solenidades.

No local, jogavam-se basquete e futebol e também batizavam-se os barcos de remo. Na época, o prédio ainda estava às margens da baía de Vitória e esportes, como natação e polo aquático eram muito praticados pelos atletas do clube. Uma piscina flutuante era montada na baía com a ajuda de barcos e boias, que demarcavam as margens, para a disputa das provas.

Hoje, o Saldanha da Gama é a única construção com características de fortificação existente na Capital, que já conta com mais quatro fortes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui