Governo do Estado anuncia novidades no Programa de Iniciação Científica Júnior

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A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, na última sexta-feira (25), duas novidades sobre o Edital Fapes/Sedu nº 10/2021 – PIC Jr. 2022: mais investimento na chamada pública e a seleção de 104 projetos de iniciação científica júnior, que serão executados por estudantes da Rede Pública de Ensino. O resultado final, ou seja, homologado já está disponível para acesso clicando aqui.

Ao todo R$ 1,2 milhão foram aportados no Programa de Iniciação Científica Júnior do Espírito Santo – Pesquisador do Futuro pela Fapes e, com isso, o investimento no edital subiu de R$ 2 milhões para mais de R$ 3 milhões. O novo recurso permitiu que a Fundação selecionasse mais projetos para serem contratados e iniciarem a execução ainda neste 1º semestre.

O edital é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e selecionou propostas de projetos que serão desenvolvidos por alunos e professores de escolas públicas localizadas no Espírito Santo, prioritariamente em bairros atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado.

Os projetos classificados devem estar sob a coordenação de pesquisadores de instituições de ensino ou pesquisa sediadas no Espírito Santo e em conformidade com os temas de interesse do edital.

O PIC Jr. 2022 recebeu 159 inscrições de projetos e, desse total, 62 haviam sido classificados no resultado preliminar, divulgado no dia 1º de fevereiro, e 104 foram selecionados no resultado final devido o novo aporte financeiro realizado pela Fapes.

Projeto selecionado

Com o título “Preconceitos estruturais na sociedade atual: desmistificando os conceitos na educação de adolescentes por meio de metodologias ativas”, o projeto, que é uma parceria entre a instituição de pesquisa Emescam e a EEEFM Elza Lemos Andreatta, localizada no bairro Ilha das Caieiras, em Vitória, a proposta tem o objetivo de avaliar o nível de conhecimento e aprendizado de adolescentes de uma escola de Ensino Médio acerca dos tipos de preconceitos estruturais.

O projeto atua na área de Desenvolvimento Econômico, Ambiental e Sociocultural e pretende contribuir para a redução da cultura do preconceito racial e de gênero na sociedade e formar jovens estudantes com pensamento crítico-reflexivo desenvolvido para a sociedade e posterior ingresso no Ensino Superior. Além de capacitar jovens adolescentes a não realizarem práticas discriminatórias na sociedade e a promover a disseminação do conhecimento científico na escola por meio do fomento a prática científica e a realização de pesquisas em ambientes escolares.

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