Mamografias e preventivos em seis pontos de Vila Velha no próximo sábado

0

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Saúde, promove um mutirão de exames preventivos e de marcação de mamografia no próximo sábado (20), de 8h às 16h, em seis unidades de saúde do município: Araçás, Coqueiral de Itaparica, Ibes, Jardim Marilândia, Terra Vermelha e Vila Batista.

Mulheres de 25 a 64 anos, que desejarem realizar seus exames preventivos, poderão ir até um desses locais, bem como o público feminino de 40 a 69 anos que precisa agendar a mamografia. O objetivo da ação é aumentar o índice de mulheres que realizam exames preventivos e mamografias e identificar doenças como o câncer de mama ou de útero.

O atendimento aos sábados contempla também pessoas que, por algum motivo, não conseguem ter acesso às unidades de saúde durante a semana. Quem não conseguir comparecer aos exames no dia 20 de agosto, pode procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar a realização dos exames.

Mutirão no Cemas

Além da ação nas unidades de saúde, serão realizados mais de 350 exames de ultrassonografia transvaginal e de mamografia (previamente agendados) no Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas). Os pacientes serão conduzidos através do transporte sanitário de Vila Velha, facilitando o acesso e tornando o atendimento tranquilo.

Preventivo

A realização periódica do exame permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. No dia do exame, é necessário a apresentação do documento com foto e do cartão do SUS.

Para a realização do exame, a mulher precisa ter entre 25 e 64 anos de idade e não deve ter tido relações sexuais nos três dias anteriores à sua realização. É importante também que não esteja menstruada, uma vez que a presença de sangue pode alterar o resultado do exame.

Mamografia

A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção do câncer de mama e deve ser feita anualmente por mulheres a partir dos 40 anos de idade. O diagnóstico precoce do câncer de mama pode ajudar a reduzir o número de mortes em decorrência da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui