Mutirão de limpeza da baía e manguezais de Vitória

0

Lamentavelmente, pneus, móveis e lixos de diversas origens têm sido descartados de maneira incorreta na baía e manguezais de Vitória. Mesmo com a realização de ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, há quem insista no descarte incorreto desses materiais. Para garantir a limpeza e a  expurgação do ambiente marinho e do manguezal da cidade, a Central de Serviços está programando um mutirão de limpeza.

A ação será realizada do dia 16 ao dia 19 de maio,  período ideal para a limpeza efetiva desses ambientes, por ser a época do ano em que a maré está baixa. Esse trabalho é realizado, pelo menos, duas vezes por ano.

A Central de Serviços disponibilizará mais de 250 coletores, máquinas, caminhões e vai contar, ainda, com o auxílio de organizações não-governamentais, lideranças comunitárias e institutos de proteção ao meio ambiente.

A expectativa é que sejam retiradas aproximadamente 300 toneladas de resíduos de toda a baía e manguezais da capital, passando pelas praias, ilhas, Grande São Pedro, Grande Santo Antônio e Grande Goiabeiras.

Para o secretário da pasta, Leonardo Amorim, essa é uma tarefa essencial para o bom funcionamento da cidade. “O mutirão de limpeza garante a preservação do meio ambiente, evitando uma reação em cadeia, de obstrução de drenagens, acúmulo de resíduos e contaminação da fauna marinha”, explica ele.

No ano passado, foram coletadas 192 toneladas de lixo. Vale ressaltar que o manguezal de Vitória é o maior manguezal urbano da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui