Oficinas de esporte retornam às atividades nas escolas de Vila Velha

0

A partir desta segunda-feira (02), começam a retornar os projetos esportivos nas Unidades Municipais de Ensino Fundamental (UMEFs), com atividades físicas e esportivas presenciais.

Inicialmente, serão ofertadas 12 modalidades: Badminton, Dança, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Natação, Polo Aquático, Voleibol, Vôlei de Praia, Xadrez e duas modalidades do Paralímpico, atletismo e natação. Além desses, serão implementados novos projetos, que já estão em análise e aprovação, com previsão de iniciar ainda no ano de 2021.

Segundo a subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli, a expectativa de voltar era imensa entre alunos e equipe escolar: “Estávamos ansiosos pelo retorno das práticas esportivas e nossos alunos também. Depois de todo esse tempo de suspensão das práticas, retornaremos com força total, pois sabemos o quanto é importante a socialização e a formação por meio do esporte e do lazer”, contou.

Em um primeiro momento, 15 escolas da rede municipal irão receber os projetos esportivos, mas a previsão é de atender todas as UMEFs. Os alunos que estão matriculados em uma escola que não oferta projeto esportivo podem procurar outra unidade de ensino municipal e participar da modalidade de interesse. Para consultar qual a escola mais próxima e quais as modalidades oferecidas, o estudante deve entrar em contato com a Coordenação de Esportes Educacionais, por meio do e-mail: esporteescolar@edu.vilavelha.es.gov.br

O coordenador de Esportes Educacionais, Marcelo Fermo, explicou que a prática de atividades físicas possui diversos benefícios, como a melhoria das capacidades físicas, motoras e da qualidade de vida: “O esporte melhora o desenvolvimento dos alunos no que se refere ao convívio social, à criação de valores sociais, éticos e morais, além de proporcionar o apoio físico e emocional necessário ao processo de ensino e aprendizagem na escola”, disse.

Para garantir um retorno seguro, a Secretaria Municipal de Educação preparou um Protocolo de Biossegurança para cada modalidade esportiva que vai retornar, visando orientar as unidades quanto à implementação de estratégias e adaptação das práticas esportivas, em consonância com as diretrizes emitidas pelos órgãos de saúde.

No acesso as áreas da escola, é obrigatório o uso de máscara ou protetor facial e não está autorizada a entrada de pais ou acompanhantes. Serão disponibilizados kits completos de higiene de mãos, com sabonete líquido, álcool em gel 70% e tolhas de papel.

Toda a unidade será higienizada com solução de hipoclorito e água e o espaço será a cada três horas ou após a utilização. Cartazes de medidas preventivas e protetivas serão fixados e as aulas devem ser praticadas, preferencialmente, ao ar livre. Além disso, cada modalidade possui um limite máximo de alunos, treinos menores e intervalos de transição para a limpeza do ambiente e dos materiais utilizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui