Processo seletivo para contratação de professor de Libras e bilíngue em Vitória

0

Ótima notícia para quem deseja atuar na Educação Especial da rede municipal de ensino. Serão abertas a partir da próxima segunda-feira (11) inscrições para o processo seletivo simplificado que visa a contratação de professores de libras e bilíngue em designação temporária.

O edital completo do processo seletivo foi publicado no Diário Oficial do município desta quarta-feira (06). A carga horária semanal é de 25h ou 44h, com salário inicial de inicial de R$ 2.840,25 (25 horas semanais). Para se inscrever, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico selecao.vitoria.es.gov.br, no qual constam o edital completo e a ficha de inscrição online. O prazo se inicia no dia 11 de março e vai até o dia 20 de março.

Para a vaga de professor de Libras, é necessário que o professor seja surdo e tenha curso superior completo em licenciatura plena em Pedagogia ou Letras Libras. Ainda é necessário ter curso complementar com certificado ProLibras ou curso de formação de instrutores de Libras, com no mínimo 120 horas.

Já para a vaga de professor Bilíngue, é preciso curso superior completo em Letras Libras ou licenciatura plena na área do magistério, além do curso complementar. Dentre as atribuições para ambos os cargos, estão: planejar, ministrar, acompanhar e avaliar as atividades pedagógicas desenvolvidas com alunos, público-alvo da educação especial, em parceria com os demais profissionais da unidade de ensino e comunidade escolar.

Adequação legislativa

A lei que regulamenta a atuação do professor na Educação Especial tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental dentro do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Servidor do Magistério Público do Município de Vitória (Lei Municipal n° 6.754/2006) foi sancionada em setembro de 2022.

No quadro de professores de Vitória, não havia a função específica para a Educação Especial. Até então, a contratação era feita dentro do quadro de candidatos que se apresentavam e já traziam cursos de formação voltados para a área. Com a regulamentação, foi possível a contratação de profissionais especificamente para atender à Educação Especial.

Essa adequação legislativa fortalece as políticas públicas e garante os direitos de aprendizagem e de educação de qualidade a crianças e estudantes atendidos pela Educação Especial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui