Comércio capixaba volta a crescer mesmo na pandemia

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O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória voltou a subir em julho passando a 69,6 pontos, representando uma alta de 2,7% em relação a junho. Em relação a 2019 ainda houve recuo, de 41,2%. O indicador varia de 0 (zero) a 200 (duzentos) pontos na qual 100 (cem) corresponde à zona de indiferença, abaixo à situação de pessimismo e acima, otimismo.

Subíndices. 

A melhora do indicador geral foi puxada pelo índice que avalia as expectativas. O subíndice que avalia as condições atuais da economia, do setor e da empresa (ICAEC) recuou 14,4% frente ao mês anterior e em relação ao ano passado caiu 64,0%, marcando 33,5 pontos na zona de pessimismo. A avaliação das Expectativas (IEEC) para os próximos meses subiu 20,3% na primeira comparação, mas continuou 32,0% menor em relação ao ano passado, marcando 106,0 pontos. Já o que avalia as condições de Investimentos (IIEC) teve queda de 8,8% frente ao mês anterior e de 34,6% em relação ao ano passado, marcando 69,4 pontos.

Resultados por porte de empresa

O quadro compara a situação entre as empresas com até 50 empregados e as que possuem mais de 50 empregados.
A Fecomércio-ES pontua que, de fato, a evolução do índice em julho não é suficiente para o indicador de confiança se recuperar do “tombo” registrado em junho, quando o índice chegou ao menor nível da história. Entretanto, pode-se dizer que a confiança do comércio está aos poucos voltando e isso já é um sinal positivo. 

Brasil

O ICEC apurado para o Brasil avançou depois de quatro meses em queda. O indicador foi a 69,3 pontos no mês de julho de 2020, o que representou uma alta de 6,6% frente a junho. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro teve queda de 39,5%.

Nota Técnica

Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas comerciais localizadas na capital Vitória – ES. A análise local é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 

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